A Radioterapia nasceu no final do século XIX na sequência da descoberta dos raios X por Roentgen, em 1895. Estes foram primeiro usados em diagnóstico e só mais tarde a comunidade científica se apercebeu da sua utilidade na terapêutica na luta contra o cancro.
O desenvolvimento da Radioterapia, quer a nível nacional quer internacional, resulta do progressivo avanço tecnológico.
Em Portugal, a Radioterapia tem tido, nos últimos 10 anos, um enorme desenvolvimento.
O que é?
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh7VoSR53ZBi4yZAynL3pC2-IKkUCgCyVDO1lezP1ChZVJ4YY8uV0WL5Bh8bgCX2PgY4Yf2uP5IlzKLnVZQx-gzwrxHms8kAKisyZtRizWukDuGacW1zXhLzrHVlRueloS-eFCNg5QZIUU/s200/Imagem2.png)
Tipos de Radioterapia
· Radioterapia Externa (a mais utilizada) - o tumor recebe radiação proveniente do exterior do corpo (acelerador).
· Braquiterapia - é implantado directamente no tumor ou próximo deste.
Efeitos da Radioterapia
~ Cansaço;
~ Perda de apetite e dificuldade em ingerir os alimentos;
~ Reacção da pele;
Curiosidades
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhwx-Y74hVz_yLwXTb7Jxlpsl8-roBov9ypMFSV3IV-5DmFN7OLY4-O8bVXw1MdDL985PLk7gqHxH5rG8Kh-jU1EUoyzOqcsC5zvrpUHxfkEAcJRI_SY0lE-KtzqWh3w7l3prDxFoU9Cpk/s200/Imagem3.png)
· A aplicação de radiação é completamente indolor. Para além disso, muitos doentes acham que vão perder o cabelo, tal como acontece com a maioria dos tratamentos de quimioterapia, contudo isso não é verdade. O que acontece é que os pêlos da zona irradiada acabam por cair.
· O técnico de Radioterapia tem como função vigiar e avaliar todos os momentos de aplicação do tratamento, tendo em conta o bem estar físico e psicológico do doente.
Sem comentários:
Enviar um comentário